top of page

7 erros que mais causam problemas no câmbio automático

Atualizado: 5 de jun. de 2023

Sabia que 70% dos problemas no câmbio automático poderiam ser evitados com condução e manutenção preventivas? Desde respeitar o ciclo da troca de óleo e de peças que se desgastam, até seguir as boas práticas ao dirigir: o aumento da vida útil do câmbio automático faz todo esse esforço valer a pena. Para ajudar você a conhecer mais sobre as causas mais comuns de falhas nas transmissões automáticas e ensiná-las para seus clientes, criamos este artigo especial em parceria com o Portal MCA (Meu Câmbio Automático). Boa leitura!

Câmbio automático de um carro
Imagem do câmbio automático

1. Engatar a Ré (R – Reverse) com o veículo ainda em movimento Este é um erro comum: principalmente em situações pressa. O condutor acaba não esperando o carro parar completamente, mudando da posição D (Drive) para R (Reverse), ou vice-versa. Esta impaciência pode causar sérias avarias na transmissão e em seus componentes, desgastando ou até mesmo quebrando engrenagens, buchas, entre outros. Ao mudar marchas opostas com o carro em movimento, a transmissão acaba exercendo o papel dos freios ao parar o carro. Isso causa desgaste acentuado, gerando demanda em manutenções de alto custo, com valores que facilmente ultrapassam os R$5.000,00. Evite este mau hábito.

2. Mudar de D (Drive) para R (Reverse) antes de o veículo parar totalmente Trocar a marcha D (drive) para R (reverse) antes de o carro estar totalmente parado provoca desgaste excessivo da mesma forma que no caso do primeiro item deste artigo. Previna-se desses altos custos e evite este mau hábito.

3. Engatar a posição P(Parking) antes que ele pare completamente P é a sigla para Parking, que significa estacionamento. A função dessa posição é impedir que o veículo ande sozinho, mantendo-o travado enquanto estacionado. No entanto, ela não serve para pará-lo quando o veículo ainda está em movimento – equívoco este muito parecido com o primeiro e o segundo item deste artigo. Carros mais novos provavelmente não permitirão esta falha, pois os modelos mais recentes usam sensores de velocidade que bloqueiam este comportamento. Porém, se o seu carro não tem esse tipo de dispositivo, lembre-se de que isto poderá causar danos onerosos à sua transmissão.

4. Engatar posição N quando parar no semáforo. Algumas pessoas acreditam que deixar o carro engatado no D desgasta a transmissão enquanto o carro está parado. No entanto, não apenas se trata de informação falsa, como é um erro que pode levar o seu carro de câmbio automático mais cedo à oficina. É isso mesmo: o correto é manter o D ao invés de N ao parar no semáforo. Isso porque, quando ativada a função D, o sistema hidráulico segue pressurizado, garantindo a lubrificação ideal dos componentes. Já na posição Neutro, o fluxo de óleo é menor. Assim, no engate da primeira marcha, as engrenagens não terão lubrificação suficiente para trabalhar, podendo acarretar em quebras. Além disso, o seu carro está em ponto morto: dando a você pouco controle, o que pode ser uma situação de risco em casos de manobras de emergência.

5. Engatar no N em descidas ou desacelerações Carros automáticos mais modernos são projetados para economizar combustível, mesmo com a marcha posicionada em D, em descidas ou desaceleração. Isso porque cortam o combustível momentaneamente quando o carro está nessas condições. Por isso, deixar o carro descer em ponto morto é um grande equívoco. Além de não promover nenhuma economia, colocará você em uma posição de menos controle e maiores riscos. Para completar, ao retornar para alguma marcha, o motor sairá de uma rotação mínima, fazendo com que a bomba de óleo da transmissão fique dessincronizada com o motor, acarretando em danos internos por conta da lubrificação insuficiente.

6. Acelerar o carro quando ele estiver parado Afundar o pé com o carro em ponto morto e depois engatar D para ter uma melhor arrancada: o efeito visual e sonoro ficam parecidos com os filmes de ação. No entanto, seu bolso pode sofrer as consequências: Esta prática desgasta cintas e embreagens da transmissão automática. Quando as marchas são trocadas, usam o fluxo de lubrificante para mover, cintas, embreagens citadas, entre outras partes internas específicas. Acelerando em N e mudando rapidamente para o D, estas cintas e embreagens se desgastam prematuramente, podendo perder a fricção. Assim, a transmissão "patina " quando estiver engatada.

7. Deixe entrar água na transmissão Contato direto com a água poderá fazer grande estrago em um carro automático, necessitando algumas vezes ter a substituída inteira do câmbio. Se a água é absorvida pelos materiais de atrito das embreagens e cintas, a cola que fixa o material se dissolve, formando uma massa branca e gelatinosa que acaba espalhando-se por diferentes partes da carcaça da transmissão. Além disso, a água pode enferrujar algumas peças de metal do câmbio automático, gerando consequências irreversíveis. Curtiu essas dicas? Então continue de olho no nosso blog, que temos muito mais informações de qualidade para você! Fonte: Câmbio Automático do Brasil


Confie em quem entende. Confie na Select Lub!

WhatsApp 19 99235-5978 Av. Saldanha Marinho, 1651 em frente ao Fórum • F: 3374-2923

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page